quarta-feira, 20 de junho de 2012


Principais Técnicas de 

leitura  

na língua Inglesa.

Existem diferentes estilos de leituras para diferentes situações. Páginas na internet, romances, livros textos, manuais, revistas, jornais e correspondência são alguns dos itens lidos por pessoas todos os dias. Leitores eficientes e efetivos aprendem a usar muitos estilos de leitura para diferentes propósitos. Por exemplo, você pode ler por prazer, para obter informações ou para completar uma tarefa. A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura da língua inglesa seguem abaixo.Leia com atenção!


 As principais técnicas são: 
  • A identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. 
  •  General comprehension  
  • Skimming e Scanning  

Cognatos> Os cognatos são palavras muito parecidas com as palavras do Português. São as chamadas palavras transparentes.  que são palavras que se assemelham e possuem o mesmo significado.

Como cognatos podemos citar: school (escola), telephone (telefone), car (carro), question (questão, pergunta)


Palavras repetidas >As palavras repetidas em um texto possuem um valor muito importante. Um autor não repete as palavras em vão. Se elas são repetidas, é porque são importantes dentro de texto. 

Muitas vezes para não repetir o mesmo termo, o autor utiliza sinônimos das mesmas palavras para não tornar o texto cansativo.


Pistas tipográficas> As pistas tipográficas são elementos visuais que nos auxiliam na compreensão do texto. Atenção com datas, números, tabelas, gráficas, figuras... São informações também contidas no texto. 

Os recursos de escrita também são pistas tipográficas. Por exemplo: • ... (três pontos) indicam a continuação de uma idéia que não está ali exposta; • negrito dá destaque a algum termo ou palavra; • itálico também destaca um termo, menos importante que o negrito;• ‘’ ‘’ (aspas) salientam a importância de alguma palavra; • ( ) (parênteses) introduzem uma idéia complementar ao texto. 


General Comprehension> A idéia geral de um texto é obtida com o emprego das técnicas anteriores. Selecionando-se criteriosamente algumas palavras, termos e expressões no texto, poderemos chegar à idéia geral do texto. 


Skimming >“ A técnica de “skimming” nos leva a ler um texto superficialmente. Utilizar esta técnica significa que precisamos ler cada sentença, mas sim passarmos os olhos por sobre o texto, lendo algumas frases aqui e ali, procurando reconhecer certas palavras e expressões que sirvam como ‘dicas’ na obtenção de informações sobre o texto.


Scanning> “A técnica consiste em fazer uma varredura do texto, procurando detalhes e idéias objetivas já questionadas anteriormente. 




Para podermos fixar melhor estes conceitos agora assista o vídeo ,deixando a sua opinião  nos comentários se ele foi útil ou não  para a sua compreensão das técnicas de leitura  e também  para diferencia-las 




       


Um comentário: